Fauna
A Ecossistema possui ampla experiência em estudos de levantamento de fauna, como mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes e invertebrados. Os estudos de levantamento de fauna têm como objetivo avaliar a distribuição das espécies, riqueza, abundância, diversidade, presença de espécies ameaçadas de extinção, endemismos e na identificação das principais ameaças e medidas mitigadoras.
A empresa realiza também estudos de monitoramento de fauna objetivando avaliar possíveis impactos nas comunidades e nas populações de diversos táxons em decorrência da implantação e operação de empreendimentos. Dentre as técnicas utilizadas nesses estudos estão: marcação e recaptura, telemetria, morfometria e estudos moleculares para avaliar o fluxo gênico entre populações e a ocorrência de espécies crípticas.
Besourinho-de-bico-vermelho: Clorostilbon lucidus (Shaw, 1812), Bioma Caatinga – BA
Foto: Edson Ribeiro Luiz
O uso de técnicas moleculares é bastante utilizado no monitoramento de fauna em diversos países. Através dessas técnicas é possível saber o grau de parentesco, fluxo gênico, tamanho mínimo populacional, deslocamento entre fragmentos, uso de corredores ecológicos e a ocorrência de espécies críticas.
As amostras de DNA podem ser obtidas através de sangue ou pedaços de tecidos, para quirópteros, pequenos mamíferos, aves e répteis, ou até mesmo de forma não invasiva, através de fezes e pelos, principalmente para animais cuja captura é arriscada e onerosa como os grandes mamíferos.
Perereca: Scinax sp.2. Bioma Caatinga – BA
Foto: Felipe Camurugi Almeida Guimarães